“Nunca oro suplicando cargas mais leves, mas ombros mais fortes”.
“Phillips Brooks”

O Olho de Deus, nasa.

O Olho de Deus, nasa.
O Olho de Deus, nasa.
Deixe seu comentário!!!

Ministério Benaia-Jeová Edificou

Este lugar é para ser disseminada a Palavra de Deus, de forma pura e verdadeira. Para que nosso espírito seja também saciado!!!

domingo, 7 de março de 2010

Mente renovada!!!

Mente renovada!!!

Para renovar a nossa mente, uma coisa é muito importante e não pode ser ignorada, satanás está o tempo todo tentando dominar nossa mente. Não podemos nos dar ao luxo de ignorar essa verdade. Quais as estratégias usadas por ele? Temos de saber como ele age para podermos nos defender.

AS ESTRATÉGIAS DE SATANÁS

1. Construir fortalezas

Primeiro, satanás constrói fortalezas em nossas mentes contra o conhecimento de Deus, pois não quer que as pessoas O conheçam. Se você já acredita em Jesus como seu Salvador, Satanás muda de tática: tenta impedir que você aprenda mais sobre Deus. E quando você o conhece, tanto racionalmente quanto em termos de uma caminhada diária com Ele, menor é a probabilidade de sucumbir à influência satânica, e assim, tornar-se inútil para Deus. De acordo com 2 Pedro 1.3, temos à disposição tudo que diz respeito à vida e piedade, pelo conhecimento do Senhor. Um de seus principais objetivos, portanto, é distanciar-nos desse conhecimento. Se ele conseguir erguer um muro ou uma fortaleza ao redor da nossa mente, então impedirá a entrada do verdadeiro conhecimento de Deus.

Como ele consegue erguer fortalezas na mente do cristão? Satanás é dissimulador e o rei da sutileza. Dificilmente ele vai jogar de uma vez um pensamento que sabe que vai nos chocar e tentaríamos resistir, ele vai construindo sua fortaleza uma pedra de cada vez.

Você se lembra de Eva? Satanás não chegou e declarou logo o que queria, ele lançou a primeira pedra da fortaleza semeando a dúvida em Eva. A dúvida fez com que ela menosprezasse o que Deus havia dito e por fim acabou pecando.

Tipos de fortaleza que Satanás ergue:

- Humanismo: o homem como centro de tudo
- Luxúria: pecado sexual ligado à pornografia
- Dúvida: será que tenho que passar por isso? Deus está nisso? Porque comigo?...
- Raiva: Pastor,irmãos,família,ministério,chefe...
- Amargura e muitos outros que poderíamos citar

Os recursos poderosos em Deus são fundamentais nesse caso para destruir as fortalezas, de forma a permitir que sua mente se renove e, em conseqüência, você leve uma vida íntegra para a glória de Deus.

2. Elevar a sabedoria humana acima da de Deus.

Junto às fortalezas, a estratégia de Satanás inclui fomentar especulações dentro de nós. Nas Escrituras, a idéia da especulação refere-se ao raciocínio humano que se opõe à sabedoria de Deus. Em 1 Coríntios 3.18-20, o apóstolo Paulo escreve:
"Ninguém se engane a si mesmo: se alguém dentre vós se tem por sábio neste mundo, faça-se louco para ser sábio. Porque a sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus; pois está escrito: Ele apanha os sábios na sua própria astúcia. E outra vez: O Senhor conhece os pensamentos dos sábios, que são vãos."

Paulo diz que o pensamento imperfeito faz com que enganemos a nós mesmos, a ponto de considerarmos brilhante algo que Deus chama de loucura. A sabedoria Divina parece tolice para a mente humana, quando na verdade, é a base para a vida bem-sucedida hoje e a segurança absoluta na eternidade. Ao passo que a sabedoria do mundo costuma se afigurar como algo magnífico, embora não passe de uma grande bobagem!

Hoje em dia,
infelizmente, a grande maioria dos crentes lança mão do raciocínio humano para tomar decisões. Permitem que a sabedoria do mundo imponha com quem devem se casar alguém atraente de físico, embora incompatível de espírito. Criam os filhos com a ajuda do último livro do especialista da moda e não do apóstolo Paulo. Resolvem tudo, desde uma simples mudança à compra de alguma coisa mais significativa; até como viverão suas vidas, muitas vezes sem nem mesmo consultar a Palavra de Deus. O resultado é uma enorme frustração, pois a sabedoria do mundo conduz à dor e perplexidade.


3. Nos tornar orgulhosos.

O orgulho nos afasta de Deus. A arrogância humana detesta admitir sua dependência de alguém ou alguma coisa — muito menos do Deus Todo-poderoso. Famílias são destruídas porque o pai, do alto da sua vaidade, trata mulher e filhos com desdém. Igrejas se dividem porque os líderes estão ocupados demais, satisfazendo as próprias necessidades; enquanto satanás faz a festa em meio às pessoas de espírito independente, centradas no "eu", as quais são sempre incentivadas a fazer o que é melhor para si próprias. Os meios de comunicação não ajudam muito, bombardeando nossas mentes o tempo todo com esse tipo de mensagem.

O orgulho me impede de perdoar e ser perdoado. Por exemplo, digamos que um de seus colegas de trabalho pareça gostar muito de irritar os outros. Ele o martiriza há tempos. Até que certo dia, não agüentando mais, você explodiu e lhe disse tudo o que pensava. No momento do desabafo, você lembrou do versículo que diz: "Irai-vos e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira" (Ef 4.26). Trava-se uma luta em seu interior durante a noite inteira. Por um lado, você pensa: "Acho que vou telefonar e pedir desculpas". Por outro, diz: 'Ele deveria me pedir desculpas, não eu, pois é ele o problema!". O que você faz? Provavelmente, vai para a cama com raiva, tentando justificar sua atitude. Em um ou dois dias, já quase terá se esquecido do incidente. Como somos rápidos em racionalizar nosso pecado reagindo de forma errada perante uma das muitas dificuldades que a vida nos apresenta! Uma pedra por vez, satanás prossegue com suas estratégias para controlar nossa mente.

VENCENDO A GUERRA!!!

Agradeço a Deus não só por nos conscientizar da existência dessa guerra, mas também por nos revelar sua estratégia para vencê-la. Em 2 Coríntios 10.5, Paulo escreveu: "Levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo".
A vitória é nossa se sujeitarmos cada um de nossos pensamentos ao Senhor Jesus.

O que Paulo quis dizer com "todo pensamento"? Todo pensamento que penetra sua mente ou é de Deus, ou tem outra fonte. Não existe pensamento neutro. Quando ele entra em nossa mente, temos de examiná-lo e determinar-lhe a origem - Que trabalheira! — você pode dizer.

Sim, mas ninguém disse que é fácil participar de uma guerra. Um soldado abre mão dos confortos da vida e até se coloca em perigo a fim de atingir seu objetivo. O atleta passa anos se preparando para as Olimpíadas, priorizando sempre seus alvos à frente dos interesses pessoais. O que então nos daria o direito de alcançar um objetivo tão importante quanto a transformação das nossas vidas, sem travar uma batalha de vez em quando?
Examine os pensamentos de raiva, luxúria, orgulho, egoísmo, medo e dúvida. Devemos insistir em conviver com eles ou expulsá-los? Vários dos nossos pensamentos vêm de Deus, portanto, nada melhor que deixá-los ficar o máximo possível.

Mas, muitas vezes, permitimos que idéias mundanas, inspiradas por satanás, passem despercebidas. Não lidamos com elas de imediato, por isso nossas mentes tornam-se cativas.

Gosto muito de uma frase que diz:
"Não se pode impedir que um pássaro pouse em sua cabeça, mas você pode impedi-lo de construir um ninho ali".

Não temos o poder de decidir que pensamentos nos passarão pela cabeça, ou que estímulos receberemos, mas cabe a nós tomarmos alguma atitude quando nos ocorre determinado pensamento. Como levar os pensamentos à obediência de Cristo? Estamos em guerra. Não se deixe iludir pelas vozes aveludadas, mas enganosas, da sociedade que dizem: "Não seja alarmista, você faz tudo parecer muito pior do que na realidade é. Não existe o menor problema em ser cristão e acalentar pensamentos contrários à Bíblia. Afinal, significa que você é uma pessoa de mente aberta". Não deixe essa idéia permanecer em sua cabeça nem por um instante! O inimigo além de astuto, é poderoso.

É importante não só reconhecer que estamos em guerra, como também saber quais são as armas poderosas em Deus, que estão à nossa disposição, e depender delas. Aprenda a utilizá-las. Acostume-se a carregá-las sempre consigo, conscientemente.
Faça da Palavra de Deus parte de sua armadura diária, e do Espírito Santo, seu companheiro constante. E não se esqueça de orar "sem cessar" (1 Ts 5.17).

Encha sua mente de pensamentos Divinos e ore para que o Espírito Santo o ilumine sempre que uma das estratégias de satanás estiver sendo usada contra você. Quando Ele revelar que um pensamento inadequado entrou em sua mente, apodere-se dele e, na força do Senhor, leve-o cativo à obediência de Cristo. Você quer ver sua mente renovada e sua vida transformada? Então, comece agora mesmo a vencer a batalha da mente.


"O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso fazei; e o Deus de paz será convosco." (Fp 4.9)

Bibliografia:
• Bíblia Sagrada
• Livro Mente Renovada por Deus
Pr. Charlie Rangel

Nenhum comentário:

Postar um comentário